segunda-feira, março 15, 2010

Momento Socila*


Caros, vou ter de dar uma de Glória Kalil aqui rapidamente porque acabei de ter um almoço bizarro no self-service de um tribunal aqui perto, rsrsrsrs.

Deviam rolar regras de etiqueta para quem, num momento de pressa e numa praça de alimentação cheia (ou restaurante, como foi o meu caso), precisa dividir a mesa com um estranho. É sério.

Como se trata de uma intimidade meio forçada (a mesa do self era um quadrado com uns 70cm de lado), um pouquinho de educação sempre cai bem.

Dito isso, segue o rascunho do minimanual MCDQEPD de finesse na praça de alimentação:

. Palitar os dentes não é aceitável, porra. Nem antes nem depois da refeição. Não é um comportamento válido nem para a mãe, nem para o amor da sua vida, nem para o George Clooney. Muito menos diante de uma pessoa que nunca se viu antes. E não adianta botar a mão na frente, todo mundo vai saber o que exatamente você está fazendo.

. Não pegue o talher como se ele fosse o guidão da sua bicicleta. Você já evoluiu de australopitecus para homo sapiens, companheiro (a).

. Você gostaria que eu ficasse espiando as suas coisas para saber o que você tem na bolsa (ou no bolso), como é o seu celular, se o seu crachá é de concursado, estagiário, visitante, etc.? Ok, então não faça isso com quem está à sua frente.

. Não jogue olhar 43, a não ser que você seja, uh, o George Clooney (de novo). Tentou contato visual e/ou papo com o sujeito à sua frente, mas ele não deu muita bola? Não insista, mas também não fique se achando péssimo (a). Ele pode estar só com pressa.

Em síntese, esse desabafo dá uma idéia do que rolou comigo agora há pouco. Foi esquisito, a ponto de, quando veio a garçonete perguntar se o cara queria beber alguma coisa e se precisávamos de dois copos, eu precisar dizer logo:

- Só um. Não estou com ele.

Nunca é demais dizer, não estou defendendo que sejamos pessoas posers e segregadas (quem lê o blog de vez em quando sabe exatamente que sou contra isso). Convivência é tudo de bom. Só não palite os dentes na minha frente, por favor.


* Socila é uma escola que, acho, existe no Brasil desde o tempo da vovó mocinha. Dava uns cursos de etiqueta bem famosos. Nem sei se ainda existe...

6 comentários:

m.Jo. disse...

o que é MCDQEPD?

Mari Ceratti disse...

É a sigla para o nome do blog. ;-)

RC disse...

Pegar uma costelinha com a mão pode?? :)

Unknown disse...

Claaaaaro que pode. Se for com molho barbecue, então... :-D

Felipe disse...

Fala sério, eu sei que você acha uma carninha mole na ponta do palito o maior charme...

Mari Ceratti disse...

Eeeeeeecaaaaaaaaaa!!!!!