segunda-feira, junho 08, 2009

A crise entrou pela janela

Quem acompanha bastante o noticiário econômico sabe que a recente crise econômica mundial pegou a Espanha de jeito. O Produto Interno Bruto do país encolheu consideravelmente. Muitas pessoas (1,14 milhão, segundo li aqui) perderam seus empregos no último ano.

Vários imigrantes que antes conseguiam viver com um conforto razoável no país e ainda mandar um dinheirinho para casa agora mal chegam ao fim do mês. Numa reportagem de tevê, vi vários deles falando em voltar para as terras de origem.

Dá para observar outras evidências da crise no cotidiano das pessoas.

Na rua, folhetos de propaganda anunciam investimentos e cursos que prometem transformar o investidor/aluno em uma dessas pessoas que não só vão sobreviver ao caos como também ficar ricas enquanto as outras penam. Que medo!!!!

Nos cardápios dos restaurantes, bares e lanchonetes, pipocam menus e produtos rotulados de "anticrise". Geralmente, são combinações de entrada + prato ou prato + sobremesa por um preço menor. Ou pode ser também um produto único oferecido a um valor mais baixo.

Nos hotéis, dá para conseguir umas ofertas legais.

E, numa galeria de arte no centro de Sevilla, vários criadores aproveitaram para manifestar-se sobre o momento difícil da economia. As três fotos que ilustram esse post mostram um pouco dessas, digamos, obras. O resultado não é exatamente belo, mas merece o registro pela franqueza e pela irreverência.

Meu cartaz preferido é o que está a seguir: "Compre um dos meus quadros. Ou convide-me para comer um sanduichinho". Humor total.

Os textos da foto abaixo são mais rasgados. Na cartolina rosa, lê-se "Nos deixamos enganar. Aproveite você também". Em outro, "Arte + crise = fome".

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