segunda-feira, janeiro 03, 2005

Mendoza

Minhas férias: Mendoza, Argentina :-)

Em alguns momentos, Mendoza parece um pouco com Brasília: é facílima de andar, com ruas quase cartesianas. Tem também um clima seco e quente, muito parecido com o daqui entre os meses de junho e outubro. É tão, mas tão árida, que a grama fica meio ralada, igualzinha à do cerrado durante os meses da seca.
A semelhança acaba por aqui. Em outros aspectos, a pequenina Mendoza dá de 1000 x 0 em Brasília (foi mal, Niemeyer e cia!).

A água de Mendoza vem, em grande parte, do degelo dos Andes. Já no começo do século passado, foi desenvolvido um sistema de irrigação tão bacana que permitiu o desenvolvimento de uma vegetação rica, variada e colorida. Prova disso é o Parque San Martin (tudo na Argentina tem esse nome, hehe. San Martin, Belgrano, Rivadavia, entre tantos outros nomes da história nacional de generais e guerras). Fomos lá duas vezes para ver os jardins e caminhos e as fotos ficaram muito bacanas. Não sou muito boa de nomes de espécies botânicas, mas garanto que tem muita coisa bonita de ver.

Brasília é plana, não tem montanhas por perto. Já em Mendoza a gente vê os Andes e os pré-Andes. Estes últimos levam o "pré" no nome devido à sua formação geológica, que é bem anterior à dos Andes. As montanhas viraram inclusive referência geográfica para a gente caminhar na cidade e se achar dentro do parque San Martin: quanto mais longe e de costas para os Andes, mais próximos estamos do centro.
Depois eu conto o passeio que rolou até a fronteira com o Chile, passando por Puente del Inca, onde vimos os Andes até enjoarmos :-)))) Que coisa mais linda de meu Deus essas montanhas...

Outra coisa: se alguém quiser viajar para lá, a melhor dica é escolher a bodega de sua preferência e fazer a visita você mesmo. A Nieto Senetiner (www.nietosenetiner.com) e a Catena Zapata (www.nicolascatena.com) são dessas bodegas boas & poderosas que abrem suas portas para o público. A dica tem um motivo: os tours organizados às vinícolas nem sempre contemplam as casas mais bacanosas.

Nenhum comentário: