segunda-feira, janeiro 16, 2006

De volta a Quem somos nós?

Respondendo a um dos comentários deixados aqui recentemente: eu fui ao cinema sabendo que Quem somos nós era um documentário com elementos de dramatização. E só. O jornal descreveu o filme como "a história de uma mulher que vive uma experiência que vai mudar o entendimento da própria vida", ou algo assim. Minha amiga, indicada pelo terapeuta, rumou para a Academia de Tênis, eu a acompanhei (ela detestou, eu saí do filme meio desconfiada e outra amiga nossa disse que "aquele era o começo de um novo tipo de mensagem no cinema").

A argumentação dos especialistas do filme até que faz sentido – ajudaria muito se os nomes e especialidades dos ditos cujos fosse mostrada no começo da película, e não no final, como foi feito. A correlação entre bioquímica e emoções (não estou nem falando de física quântica) é algo amplamente estudado pela ciência convencional. Até eu saí do filme dizendo que dá vontade de experimentar e ver se dá certo, embora sabendo que é impossível agir assim sempre.

Só que achei o filme tosco assim mesmo. As atuações são horrorosas e os efeitos especiais, uma droga, apesar de feitos com aparente capricho. A forma, nesse caso, não ajudou muito a suavizar a minha avaliação sobre o conteúdo do filme.

Não tem jeito: as teses que costumam chamar de "auto-ajuda" não falam ao meu coração. Tanto pelo que pregam, como pelo uso que foi feito delas (para incentivar a galera que vende Amway, por exemplo), me dão uma preguiça danada. É um filme que tem seu público admirador, e eu não faço parte dele. Nada pessoal, leitores! :-)

2 comentários:

Felipe disse...

Não vou me dar nem ao trabalho de ver esse filme. Quando o jornal elogia demais, é porque é transcendental demais pra mim. Sou mais low profile. Não entendo películas que me obrigam a pensar demais. Sempre que tento me livrar desse preconceito, fico puto. Outro dia fui ver "A Passagem" e fiquei fora de mim. Odiei. Sou mais Hollywood. Viva o Oscar. Viva Spielberg. Viva o Senhor dos Anéis. Viva X-Men, Batman, Exterminador do Futuro, Indiana Jones. Isso é que são filmes. De vida real e drama já bastam as vidas de todos nós. Quero entretenimento.

Beijos!!!

Anônimo disse...

vixe, vou passar longe do cinema que estiver com esta coisa em cartaz.
beijo,