quinta-feira, junho 11, 2009

Burro Táxi

Já tinha visto moto táxis e bici táxis, mas burro táxi era uma novidade para mim, ser urbanóide, até visitar o centro histórico de Granada.


Adoraria comprovar a existência do serviço, mas não consegui e continuo no escuro. Não vi nenhum burro em ação na cidade. Também não tinha como ligar para os telefones acima. Agora, neste momento, tento acessar o site mostrado na foto e ele simplesmente não funciona. O domínio está inclusive à venda.


Seria isso simplesmente um grafismo de parede, como tantos outros que existem em Granada? Tipo assim, algo feito somente para atrair e divertir fotógrafos e blogueiros dados a surrealidade?


Não pode ser. Encontrei esta matéria de 2004 do Telegraph sobre o serviço. Segundo a reportagem, a Burro Táxi constitui (constituía?) a melhor forma de andar pelas ruas de pedra do centro histórico e subir a bairros altos, como Albaycín (o bairro árabe) e Sacromonte (o antigo reduto dos ciganos).


Não que os burricos fizessem corridas normais, como as de táxi. A idéia era que os bichos conduzissem os turistas em passeios de uma hora por lugares bacanas.


O site apresentado pela matéria, http://www.burrotaxi.com/, também não aparece para mim de jeito nenhum. Se bem que a minha internet está cheia de frescuras no momento.


O que terá acontecido com a empresa?


Teria se transformado em mais uma das empresas espanholas tragadas pela crise econômica mundial? Ou extintas pela necessidade/paranóia de exercícios e emagrecimento que cada vez mais toma conta das pessoas?


(Me explico: para queimar todas as calorias ingeridas numa viagem a Granada, é preciso deixar de lado o burro e subir a pé os morros da cidade.)


Não saber a resposta me deixa numa agonia danada.

2 comentários:

m.Jo. disse...

Acho que deve ser verdade, ou ter sido. Em Sevilha tinha um serviço de taxi-carroça. Deve ser da mesma holding.

Mayra disse...

e justamente quando a gente acha que já viu de tudo... =)