domingo, maio 30, 2010

Babes in gringoland

Não sou nem nunca fui uma mulher maternal, mas não dá para ficar indiferente aos milhões de bebês Johnson que existem aqui na gringolândia.

Além de lindíssimos, todos usam acessórios fofurizantes, como touquinhas e chapeuzinhos. Aqui em Santa Fé já vi vários, principalmente no divertido mercado de produtores rurais (Farmer's Market) que rola aos sábados e às terças de manhã.

Há famílias para tudo quanto é lado e um monte de grávidas, o que é um bocado intrigante num país em que as leis trabalhistas não dão mole (não há licença-maternidade, por exemplo) e as babás são artigos de luxo.

Pelo que ouvi dizer, muitas mães optam por não trabalhar pelo tempo em que durar a infância dos moleques. Depois, voltam ao mercado -- se não em suas áreas de formação, naquilo que for possível.

Acho esse um caminho superdifícil para a mulher. Mas... cada um na sua, né?

................................

O mercado de produtores rurais não é o único que movimenta a capital do Novo México aos sábados. Também há várias feirinhas de arte e artesanato. Mamãe, dona de habilidades manuais que não herdei, ia gostar de ver.

Nelas, como não podia deixar de ser, a qualidade dos produtos é bem irregular. Há bijuterias, peças de roupa e obras de arte lindas, e outras absolutamente uó.

Artesanato é bem caro por aqui. Vi uns colarzinhos perebas feitos à mão por US$ 30, o mesmo valor de um jeans legalíssimo que comprei dia desses. Quando vi o preço, não quis nem me arriscar a saber quanto custavam os da barraca ao lado, que eram maravilhosos.

...................................

Para ver arte de verdade, bom mesmo é seguir para a Canyon Road, onde se concentram as galerias mais bacanas da cidade. Felicidade total esse lugar.

Tirei um monte de fotos -- as galerias são todas abertas e quase nenhuma proíbe. Mas acho que so vou conseguir uploadear quando voltar pra Brasilia, porque meu leitor de cartao de memoria esta fazendo que nao eh com ele.

Mas a espera vai valer a pena, eu garanto. :-)

Nenhum comentário: