sábado, maio 29, 2010

FantaSe

Em inglês, usa-se a expressão to card para designar o momento em que alguém, num bar ou num restaurante, pede para ver a sua identidade e comprovar que você tem realmente idade para beber.

To get carded significa, por sua vez, receber esse pedido. E eu já o ouvi em duas ocasiões em apenas uma semana nos Estados Unidos: uma em Miami e a outra em Santa Fé (capital do Novo México).

Aqui nos EUA é preciso ter pelo menos 21 anos para poder tomar bebidas alcoólicas. Eu fiz 29 há pouco mais de um mês. Então, se estão me atribuindo (bem) menos idade do que tenho, estou bem, muito bem, obrigada. :-)

Vamos ver se isso continua acontecendo em outros lugares da viagem.

...........................................

Cheguei a Santa Fé, a capital mais antiga dos Estados Unidos (completa 400 anos em 2010) e a sensação é de estar com o disco quebrado, porque fico a toda hora repetindo: "Cara, isso é muito bonito".

É que não há outra coisa a dizer. Santa Fe eh maravilhosa, a ponto de frequentemente usarem um anagrama para descreve-la: FantaSe. (Gente, desculpem-me pela falta de acentos daqui em diante... meu teclado acabou de dar um pau incompreensivel).

As casas de adobe sao lindas, as ruas sao fofas, a comida eh incrivel e supervariada. Ha um monte de galerias de arte excelentes por todos os lugares, museus muito bons e turistas de mil origens diferentes (embora os americanos sejam maioria, especialmente neste fim de semana com feriadao de Memorial Day).

Santa Fe eh uma das capitais mundiais da bicho-grilagem. Ha mil retiros de yoga, spas holisticos, terapias de cura para corpo e mente, etc. Isso, por si so, nao me interessa. Mas a cidade tambem eh cheia de artistas plasticos, escritores, chefs, enfim, o tipo de gente que se convencionou chamar de creative types.

Nao sou especialista na historia daqui, por isso ainda estou tentando entender como eh que uma cidadezinha de apenas 75 mil habitantes conseguiu conquistar uma densidade tao grande. Calcula-se que mais ou menos 40% do PIB de Santa Fe sejam originados de arte e cultura, e isso eh sensacional.

Ate eu ir embora vou descobrir qual a origem dessa movimentacao toda. Fiquem ligados. :-)

2 comentários:

Jorge Ramiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Ramiro disse...

Eu tenho um amigo que mora em Miami, um dia ele viajou para lá, ele realmente gostó do lugar e agora ele abriu um pet shop e mora lá.