terça-feira, novembro 02, 2010

Como se livrar...


Ontem, antes de dormir, fui dar uma olhadinha na televisão de blogueiro e fiquei particularmente intrigada com o internauta que chegou ao blog depois de fazer a seguinte pesquisa no Google: "Como se livrar do sotaque nordestino".

Uma doideira total!

Primeiro porque nasci na outra ponta do país, segundo porque nunca tive sotaque de nenhum tipo e terceiro porque jeito de falar é um negócio muito pessoal, único. Por mim, ninguém precisa mudar, cada um fica com o seu e acabou. Não é isso que vai determinar o bom ou o mau julgamento que faço de alguém.

Provavelmente, quem fez a pesquisa deve ter entrado neste post e saído meio decepcionado.

Fiquei me perguntando que motivos a pessoa teria para querer uma mudança extrema num aspecto tão forte da própria identidade -- especialmente quando esse desabafo virtual vem no dia em que o #orgulhodesernordestino virou um trending topic tão badalado no Twitter.

(Caso alguém aí leia o blog fora do Brasil e esteja por fora do assunto, basta dar uma olhada aqui e aqui para ver como o assunto nasceu).

Seria alguém pressionado pelo mundo lá fora? Ou alguém que ainda não parou para refletir sobre os próprios preconceitos?

Um comentário:

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Mari,

Surreal esse preconceito contra nordestino. Como assim querer se livrar do sotaque? Eu tenho o maior orgulho de ser netas de nordestino e não abro mão de expressões que aprendi com meus avós.

Irma