domingo, maio 17, 2009

Vai um banho quente aí?

Se um dia vier a Granada, separe um dia para visitar um baño árabe. É programa de turista, mas vale tanto a pena, voce vai ver só.

A água é algo essencial nas culturas árabe e muculmana, que ainda estao fortemente presentes em Granada. Faz parte dos ritos de purificacao, de partes belissimas de diversas construcoes historicas (como a Alhambra) e permeia diversas práticas sociais do dia-a-dia. A ida ao baño, entao, é uma festa que comecou há séculos, com os povos que viveram durante um tempao na Andalucía, e continua hoje, com os milhares de viajantes que chegam por aqui.

O esquema é o seguinte: escolha o seu baño (fomos ao Hammam, na Calle Santa Ana, 16, um pouco acima do escritório de turismo) e reserve um horário. Quando o dia de voltar lá chegar, coloque na bolsa um biquíni, maio ou sunga. É tudo o que voce vai precisar para mergulhar e esquecer da vida em meio a águas de diversas temperaturas. O lugar fornece toalhas e sacolas de plástico para guardar a roupa molhada quando se sai de lá.

Entre as piscinas, há umas bem rasinhas de água quente, onde dá para ficar conversando e relaxando. Outras, mais fundas, tem a água mais fria. A ideia é ficar revezando entre uma e outra, igual crianca, hehehehe, durante um período que pode ser de até duas horas. Entre um banho e outro, admire a arquitetura (sempre incrível, cheia de colunas, azulejos, rebuscados e tetos supertrabalhados), faca uma massagem (recomendo muito), tome uma ducha ou morra de suar na sauna (eu nao dei conta, é quente demais). Esqueci de dizer que o cheiro do lugar é sempre maravilhoso. Ontem, no Hammam, rolava uma especie de incenso de laranja com cravo e canela, tudo muito de bom gosto.

Seja qual for o baño de sua escolha, é importante saber umas regras. Nada de falar ou rir alto. Sapatos, chinelos, celulares, criancas e máquinas fotográficas sao proibidíssimos. Faltar com o decoro, entao, é o equivalente a um pecado mortal.

Outra dica importante: se voce escolher um hotel central aqui em Granada, tente marcar um horário mais próximo ao fim do dia. Eu estou superlonge do centro e escolhi no comeco da tarde porque era um dos poucos que ainda estavam disponíveis e foi sensacional assim mesmo; mas quem consegue ir ao baño a noite sai de lá pronto para voltar rapidamente ao hotel e dormir como um bebe... ou chutar o decoro para bem longe.

Amanha vamos pegar um bus para Málaga, terra natal de Picasso. Torcam para os dias continuarem calorentos por aqui. Besos!

2 comentários:

Solin disse...

claro que eu quero ver todas as fotos possiveis :D

Alexia disse...

Pareceu ÓTIMO!!!! TB QUERO!!!!
Carpe Diem
bjs