segunda-feira, agosto 31, 2009

Como atualizar um blog em tempos de correria?


Li essa pergunta hoje no e-mail, em meio a uns outros comentários que chegaram no fim de semana. A resposta é meio pentelha, mas vamos lá: atualizando, ué. ;-)

Agora falando sério: quando a inspiração colabora, a gente dá um jeitinho, mesmo que o tempo esteja apertado. E existem uns recursos que ajudam a atualização a ficar mais fácil. Uma delas é a criação e o envio de posts por e-mail (se você usa o Blogger, procure pela ferramenta que torna isso viável).

Outra opção legal é a programação de posts para entrar no ar em datas e horários certinhos.

Bateu uma inspiração louca? Então, faça vários posts (mesmo que pequenos). Bote um post para aparecer no blog no dia seguinte; outro, dois dias depois; outro, três dias depois, e assim por diante. Como sei que quem lê o MCDQEPD normalmente entra de manhã cedo, antes do trabalho, programo tudo para as 7h.

Bom, isso quando estou em épocas de inspiração louca, né? E de computador funcionando. Nessas últimas duas semanas e meia, uma mistura de cansaço, falta de inspiração e computador no suporte técnico (maldito Windows Vista) me levou a deixar o blog meio de lado. Mas estou comprometida a não parar.

Voltando ao assunto da atualização. Última -- mas não menos importante -- dica: ela fica mais fácil quando você estabelece uma periodicidade que possa ser cumprida. Não dá conta de atualizar o blog todos os dias? Então, tente em dias alternados. Ou uma vez por semana. E deixe isso claro para quem quer que esteja lendo seus posts. Aí, os leitores saberão a hora certa de visitar seu blog novamente.

Mais dicas de vida blogueira aqui... velhinhas, mas sempre úteis. ;-)

5 comentários:

Felipe disse...

Blogs não têm quase nenhuma regra, mas a mais básica de todas é: blog que demora a atualizar é rapidamente abandonado. E blog que tem post demais perde a eficácia, porque o último texto automaticmaente mata o anterior.

Entõa, o melhor é fazer o simples: publique um texto e deixe por uns dois ou três dias uteis. Mesmo que esteja com mil ideias legais na cabeça. Faça, como vc disse, um agendamento da publicação. Porque, tambem como vc disse, uma hora que nao tiver inspirada, vai faltar bala na agulha.

Em situação de desespero completa, porém, uma solução para ganhar alguns dias até uma inspiração voltar é publicar uma frase ou foto.

Porque, repito: se as pessoas ficam vindo pro site e sempre se deparam com o mesmo texto, desistirão rapidamente do site. E para recuperar leitor é uma desgraça.

Por isos muitos blogs duram entre seis meses e um ano e meio, que é quando as pessoas têm saco pra publicar. Mas somem do mapa na primeira onde de "desinspiração".

Beijocas, RUUUUUUUUUUUUU!!!

solin disse...

ainn vc é uma gentileza!
:)

Anônimo disse...

dicas legais do seu amigo. concordo.

/Solin

Silvio Garcia Martins Filho disse...

Nossa, to precisando muito seguir suas dicas. :)
Vou dormir pensando nelas com a promessa de que na semana que vem vai ser diferente (junto com a de mudar de faxineira, pedir férias e voltar e estudar francês). :)

Besos!

m.Jo. disse...

Como é que se faz para deixar um post agendado?