quinta-feira, agosto 13, 2009

Dúvidas compartilhadas

Me peguei nos últimos dias com uma dúvida de cunho econômico e ambiental. Como outras pessoas talvez a tenham, compartilho aqui.

É o seguinte: não se passa um diazinho sequer sem que gentes me ofereçam panfletos de propaganda na rua. Aceito-os a depender da minha paciência no dia. Paciência, é bom esclarecer, para entulhar o MCDQEPDmóvel com um monte de papel que não pode ser usado para fazer bloquinhos de jornalista e com ofertas que não vou aproveitar nunca (sério).

Detesto folhetos de propaganda. São inúteis e ainda por cima sujam a rua. Ao mesmo tempo, sei que milhares de pessoas vivem de distribuí-los -- e, quanto mais gente aceitá-los, menos tempo eles vão precisar passar sob o sol e a umidade baixa de Brasília.

Daí a pergunta: se todo mundo simplesmente parar de aceitar folhetos de propaganda, será que os comerciantes vão buscar outras formas de anunciar -- a exemplo de bloquinhos inteiros, que têm uma utilidade e fazem a marca durar mais na cabeça do potencial consumidor?

Ou simplesmente vão botar na rua milhares de pessoas que, fora do mercado de panfletagem, tinham (e talvez continuarão tendo) poucas chances de emprego?

Que outras formas pode haver de anunciar que sejam ao mesmo tempo ambientalmente corretas e não explorem de forma desumana o trabalho das pessoas?

O link para comentários está logo ali, pessoal.

Um comentário:

Acid Rock disse...

Acho que pior do que os panfletos distribuídos nos sinais, são aqueles distribuidos nos bares da cidade (principalmente no Plano Piloto), Mari.

Uma noite dessas, acho que numa terça, eu e um amigo juntamos vários flyers que recebemos no Beirute (109 Sul).

Em pouco mais de duas horas, foram 50 panfletos, acho. Festas, festas, festas, shows, peças de teatro, exposições, festas.

Quer dizer, além do comércio insuportavel de sabonetes, amendoins, doces, chicletes, panos de prato e afins, ainda temos que aturar gente mal humorada (na maioria das vezes) jogando 10 panfletos iguais numa mesa com duas pessoas.

Alguém merece?

Espero que um dia, os bares utilizem um sistema parecido com os de churrascaria a rodízio: NÃO, OBRIGADO.

=***