sábado, agosto 01, 2009

Festinha americana



Se você morou no Brasil no final dos anos 80 /começo dos 90, tem hoje algo entre 25 e 30 e poucos anos e nunca discriminou nenhum gênero musical, deve com certeza ter frequentado o que na época chamávamos de bailinho ou festinha americana (??) -- você escolhe a denominação.

Para quem ficou de fora da descrição acima, um resumo rápido: bailinhos eram animados basicamente pelos 'melhores' discos de trilhas sonoras de novelas (Top Model, Vamp, entre outros) e por muita house music comercial (também chamada de balanço, pelo menos aqui em Brasília).

Corona, Double You, Debbie Gibson e outros one hit stars que hoje vivem no anonimato (aposto que alguns estão estudando pra passar num concurso público) embalavam as nossas noites regadas a Coca-Cola e Chee-tos.

Ah, e dançava-se de passinho. Não que houvesse coreografias criadas para cada música. A gente bolava na hora e todo mundo dançava igual. A coisa mais parecida com isso que já vi é o line dancing dos norte-americanos.

Eu volto a essa época quase toda sexta-feira, quando estou no carro e ouço um programa de cinco horas (!!!) na 101.7 FM com todos os clássicos das festinhas dos anos 90. Vai das 19h à 0h.

Não, eu não ouço o programa do começo ao fim. É só pelo tempo em que eu estiver dirigindo. É o tempo de eu passar mal de rir com algumas coisas, querer dançar com outras e só.

Ah, esqueci. Também fico me perguntando: 1) Como os produtores fazem para garantir alguma diversidade ao repertório; 2) Até quando o programa vai durar, uma vez que os anos 90 já foram e ninguém mais faz música ao estilo daquela época.

Claro, faço isso só nas sextas em que estou com paciência pra ouvir esse tipo de música. Nas outras, vou escutar outros sons (muito melhores) em rádios diferentes.

Ficou curioso? Pois tem reprise hoje, a partir das 19h.

Assim que minha internet deixar de frescura (a conexão com certos sites não se completa), verei se quem mora em outras cidades pode ouvir pela web.

5 comentários:

RC disse...

Ouvi dizer que o Information Society estava para vir ao Brasil... Ah, e a fita da Top Model era ótima, principalmente a nacional, com Oceano, do Djavan, e uma música do Placa Luminosa!

Mari Ceratti disse...

O Information Society vem sim! Confirmadíssimo!
Eu me lembro de Oceano, mas não tenho a mais vaga lembrança do Placa Luminosa. Qual era a música, maestro?
Ah: acho que vou fazer parte 2 desse texto...

RC disse...

Tive de googlar para citar o refrão:

O nosso amor é lindo!
Tão lindo!
Nada pode ser mais lindo
Do que o nosso amor...

Mas a música que estava na minha cabeça mesmo era a da abertura. "Eu só quero ser feliz", Buana 4!!!

Mari Ceratti disse...

Às vezes, a falta de memória é uma bênção...

Mayra disse...

baixei milhões de clássicos dessa época há mais ou menos duas semanas. ainda me divirto horrores fazendo passinho com elas – em casa, mesmo, e comigo mesma, mesmo.
e, claro, cantando os refrões bem alto,principalmente porque agora eu os entendo, hahaha.