terça-feira, março 22, 2005

Já!

Coloquei um novo link na minha lista aí do lado, à direita: o www.jornalja.com.br
É um jornal gaúcho de pequeníssima tiragem (2 mil por mês) que deixou boa parte das "grandes mídias" tiriricas ao faturar o Prêmio Esso de Reportagem no ano passado.

Li ontem a matéria que ganhou o prêmio em questão. Era uma reportagem sobre Felipe Klein, filho de Odacir Klein (ex-ministro dos transportes do governo FHC) que viveu de modificar o corpo e morreu depois de cair da janela do enésimo andar de um prédio em Porto Alegre.

A matéria está muito boa, com um texto superinstigante e bem apurado. Só não entendi ainda (sem preconceito, ressalto) porque exatamente ela ganhou o Esso. Foi simplesmente porque o repórter fez o que qualquer jornalista tinha que fazer? Essa pergunta está me intrigando desde ontem. Até fui no site do Prêmio para ver se tinha alguma informação a respeito, mas não rolou.

Aí resolvi visitar a página do Já e fiquei surpresa com a qualidade das matérias que li.
Tem uma muito boa sobre os brasileiros que correm risco de ser fuzilados na Indonésia. O repórter foi lá, conversou com os caras e mandou ver um texto cheio de garra (e de linguagem coloquial também, hehe). Gostei muito mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei a reportagem, além de preconceituosa e mal escrita, absurdamente desrespeitosa com o Felipe. O pai dele é um crápula, sim, mas o Felipe era um amor de menino que fazia modificações corporais por amor à arte. Ele sofria com o preconceito e com os problemas familiares, mas nunca foi "maluco". Achei a reportagem irresponsável por dar destaque a um caso de suicídio, coisa que é regra mundial evitar, e por não ter averiguado melhor as fontes - muitas informações são falsas e ofendem a memória do Felipe e de seus amigos. Inclusive, dá destaque a uma ex-namorada que ele detestava e negligencia a garota que nos últimos meses havia dedicado todo seu tempo e afeto à ele! Achei tudo muito grosseiro e oportunista.