terça-feira, abril 14, 2009

Sobremesa

A imagem de um indivíduo diante de um caminho bifurcado é uma coisa poderosa. Pegar a pista da esquerda ou a da direita significa ter de aguentar no osso as consequências de uma decisão sábia ou de uma bobeira monstra.

Essa embromada pseudofilosófica foi só para começar a dizer que ontem, em determinado momento do dia, eu tinha, à minha esquerda na mesa, metade de um mamão formosa. À direita, um bombonzinho quadrado de chocolate recheado com pistache, a coisa mais linda do mundo. E daí que eu, menina diet, fiquei assim... só observando.

Quem convive comigo sabe que só como mamão por militância. Não adianta dizer que é uma delícia, que tem um monte de vitaminas, que ajuda a evitar acidez no estômago, etc., etc. Reconheço que é nutritivo, saudável e por aí vai. Como justamente por isso. Mas, das frutas que conheço, é a que menos me faz feliz. É o prêmio de consolação para quando todas as outras acabaram, ou quando o único contraponto para a fruta é aquele doce que te convida à decadência.

Eu devia ter fotografado isso: o mamão que tirei da geladeira, à esquerda, e o bombom, à direita. Entre a sobremesa e mim, apenas uma pequena pista bifurcada.
Fico com a fonte mais-ou-menos de vitaminas? Ou com um quadradinho inofensivo que balança entre o louvável e o politicamente incorreto? Prefiro virtude ou pecado?

A dúvida não durou muito tempo. Vários argumentos fundamentaram a decisão. Uma delas foi aquele comercial antiguinho em que o Luís Fernando Guimarães está no banco e, quando perguntado se queria chá ou café, ele responde: "Chá e café, por favor". Em seguida, a mãe do personagem (vivida pela Deborah Bloch) responde: "Essa Lúcia Helena, do ********, mima você demais, Renato Horácio!". Era bom demais.

Decidi que queria mamão e bombom. Assim, nessa ordem.
Justifiquei isso para mim mesma com um ensinamento antigo: primeiro, dar conta das coisas mais difíceis; depois, das mais fáceis, gostosas, incríveis e achocolatadas.

Tanto porque o gosto do chocolate embota o de qualquer fruta.
Acho que fiz uma boa decisão. Uma ótima sobremesa. Pecado e virtude.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sábia decisão.
m.Jo.