terça-feira, março 15, 2005

Minha história de amor e ódio

Faz já um mês e meio que resolvi baixar para o meu tamagotchi (também conhecido como Pocket PC HP iPaq 1915) um software que prometia revolucionar o sistema: o Microsoft Transcriber, disponível de graça no site da dra. corporação do sr. Bill Gates (www.microsoft.com).

A graça do Transcriber é a seguinte: você escreve na tela do tamagotchi com letra cursiva, usando a canetinha, e o software se encarrega de transformar aquilo em letra de computador. É um recurso que já tinha visto nos Tablet PCs (uns computadores portáteis com monitor que pode ser girado e colocado sobre o teclado, para o micro ficar parecido com uma prancheta). Mas não sabia que estava disponível assim, tão facilmente, para palmtops (OK, OK, eu sei que o nome certo é Pocket PC) com Windows instalado nele.

No início, foi um encanto. Era só escrever que o bichinho passava para a tela. E ainda tinha uma função, tipo um filtro, que traduz a letra com SUA caligrafia para os símbolos típicos do teclado. Ai ai ai ai, que amor. É claro que ele não entende todos os sinais típicos do português (til, acento grave, agudo, etc.), mas isso não chegava a ser um problema.

Mas, de tanto elogiar o Transcriber, acho que ele ficou metido e começou a me ignorar. Primeiro, começou a não entender mais o meu remedo de português. Pegava as minhas simples palavras e transformava em algo como "oeiewb.soensdgr ;", ou termos tirados do sânscrito antigo, ou do gaélico. Na melhor das hipóteses, trocava meus "e" por "l", "b" por aquele símbolo alemão, umas bobagenzinhas dessas.

Não dei bola, apaixonada que estava. Pensei: "agora vou fazer como a Gisele Bündchen, que só conversa em inglês com seu bichinho de estimação". Passei a só escrever em inglês na tela do meu minicomputador. Mas acho que nem isso ele quer mais.

Agora o Transcriber está se portando como um babaca total, tal qual uns meninos da minha adolescência. Faz que não entende as minhas palavras, escreve "or" quando eu quero dizer "from", troca "media" por "nwinaos", etc., etc. E, hoje, num surto de ignorância completa, trocou "lunch" por um singelo "???".

O que eu fiz para um simples software ficar de mal assim? Ele estava se comportando tão bem.
Ainda estou decidindo se corro atrás dele mais um pouquinho ou se mando para o limbo da lixeira virtual.

Por via das dúvidas, comecei a pesquisar preços de tecladinhos para minicomputadores. R$ 390 na CTIS, só para começar, mas sei que posso achar mais barato.

Ai, ai, essas coisas tecnológicas!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Mariana, super fofo seu blog. Aliás, vc. é fofa também. Adorei conhecê-la e ouvir aquelas histórias tecnológicas na entrevista.
Obrigada pela visita no meu humilde blog, viu?
Beijos.
Alê Neris