sábado, julho 23, 2005

Momento mulherzinha: roupas sem cabimento

Já faz um tempo que eu estou encucada porque não consigo fazer uma coisa boba, boba: comprar uma calça jeans que 1) vista direito; 2) não tenha essas coquetices de strass, rasgadinhos, desbotados, bichinhos, correntes, etc., etc.

Eu achei que fosse frescura minha, mas tenho ouvido algumas pessoas comentarem o mesmo. Tá inexplicavelmente difícil comprar jeans nos últimos tempos. Dá até preguiça de continuar procurando...

Ultimamente, saí à cata da tal da calça em milhares de lojas aqui em Brasília e fiquei intrigada: para que tipo de mulher esses estilistas estão desenhando as roupas? Tá na cara que é para mulheres muito magrelas, mas eu queria saber um pouco mais que isso. Queria saber o seguinte: quando eles desenham um modelo, que tamanho e formato de quadris, bundas, cinturas coxas e pernas eles imaginam? Em que tipo de corpo aquela peça deverá ter o caimento ideal?

Certamente, não é para o meu, nem para o de várias pessoas que conheço. Não sei nem se elas são feitas para brasileiras "normais". Pô, não sou uma mulher altíssima. Nem uma tampinha bunduda, tipo a Tantra, aquela personagem do Angeli (que eu amo). Nem enorme de gorda – talvez eu seja uma gordinha, mas não uma mulher enorme. Aí acontece o seguinte: os números 40 ficam enterrados nas pernas. Os 42 ficam tão largos que eu sei que se tornarão horrorosos caso eu mande apertar. *Suspiro*

Para quem quiser saber mais sobre as incongruências de tamanhos, tem também um editorial que a TPM fez sobre o assunto. Elas pegaram as calças de várias grifes e se deram conta de que "42" pode significar qualquer coisa – e não entrar nas mulheres de tamanho 42.

Isso é uma coisa. Outra chatice é essa febre de customização – palavra horrorosa, que define a "personalização" das peças de roupa. A idéia é mais ou menos assim: você veste um jeans com florzinhas de fuxico e sai na rua sabendo que sua roupa está diferente das demais. O problema é que, como todas as lojas apostaram na customização, agora todas as pessoas saem iguais na rua – com seus jeans de florzinhas, bichinhos, rasgadinhos, desbotados e por aí vai.

Aliás, para vestir jeans com cara de f*****, prefiro botar minhas calças velhinhas mesmo. E ainda economizo uns preciosos R$ 150/R$ 200, porque é o preço médio pelo qual estou encontrando essas cafonices no valoroso comércio da cidade.

(Não me lembro o motivo, mas comentei essa história com a Cora e ela me respondeu: "mas até hoje é assim em Brasília? Já era desse jeito quando eu morei lá. É porque há peruas demais...")

Já me falaram que na Taco tem jeans baratinho e sem frescuras. Deve ser a minha próxima incursão, ao longo dessa semana, assim que eu conseguir um diazinho de folga de plantão... E aí eu conto os resultados :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

hahaha... mais uma menina furiosa com o mesmo assunto! Eu nunca escrevi sobre isso, porque até que não tenho sofrido com isso ultimamente. Acho que é sorte. Tenho encontrado este jeans "básico" e que sirva em mim. Mas é assim, alguns são 38, outros são 40. Eu nunca sei qual é meu número, isto depende da marca. Também não suporto roupa nenhuma cheia de frescura. Ah, eu vi outro dia um estilista dizendo que algumas vezes devíamos arriscar exprimentar uma calça masculina. Pode ser que fique bom, e não tem strass, bordado, monte de botoes, metais e tudo o mais. bjs. Ale Carvalho

Anônimo disse...

Oie! Caí de paraquedas por aqui... e entendo muito bem pelo q vc passa... Calça jeans para mim é alguma coisa entre o 42 e o 44! hehehehe
Existe uma marca chamada Riccieri, q é lá de Santa Catarina, mas vende pelo Brasil todo, q tem calças lindas, inclusive as TRADICIONAIS, sem trelelê nenhum, com elastano ou sem, e inclusive tem modelos com cós alto. E o preço? Super bom. Em torno de 100 reais. As tradicionais chegam a custar menos.
A sessão propaganda aqui é pq eu virei super fã da marca :) A Riccieri tem calças até o número 52 feminino, e vestem SUPER BEM das magrinhas até as gordinhas. :)
Vale a pena vc procurar!!
Beijocas,
Tha
thaisb_designer@yahoo.com.br