Eu prometi, agora cumpro: depois de descer o sarrafo na cidade naquele post lá, listo 10 coisas adoráveis daqui. É esquisito falar tão docemente sobre a capital depois de citar tantas coisas ruins, mas eu só falo mal de Brasília porque gosto mesmo dela. Vai entender.
* O contraste entre as cores de um ipê amarelo florido e o azul do céu de junho.
* Ver as pessoas felizes e à vontade tomando sol, caminhando, ouvindo chorinho aos domingos e brincando de samurai (é sério) no Parque Olhos d’Água. Tudo isso rola no Parque da Cidade também, mas o Olhos d’Água é bem menor, de modo que a galera fica mais concentrada. Rola um calor humano à moda brasiliense, saca?
* Tudo feito pelo Athos Bulcão (saudade dos cubos do Teatro Nacional).
* Misto árabe frio e quibe do Beirute.
* Ouvir a música de quem toca no Clube do Choro.
* O pão de queijo com queijo suíço do Clube do Choro.
* Rádio Câmara e Rádio Cultura: públicas e modernas.
* A arquitetura da Catedral: leve, graciosa e nada opressiva.
* Quituart. O lugar vale praticamente por uma sauna. Mas há diversidade de lugares para comer, um restaurante árabe com um cordeiro esperto e o mais importante: há gente para ver.
* Rua dos Restaurantes (quadra comercial da 405 Sul), Rua das Farmácias (102 Sul), Rua dos Salões (314 Norte), Rua das Elétricas (109 Sul), Rua das Noivas (304 Norte) e todas que se estabeleceram da forma mais improvável que se pode imaginar. Explico a quem é de fora: nenhuma dessas quadras foi feita especificamente para os fins que acabei de listar. Tempo e razões econômicas contribuíram para que lojas do mesmo tipo confluíssem para uma só quadra. Isso pode ser um jeito espontâneo de deixar a cidade mais careta ou uma forma careta de dar um pouco mais de espontaneidade à capital. Depende só da sua interpretação.
Agora é a sua vez, nobre leitor. Mas não vale tentar ser engraçadinho(a) e citar coisas do tipo "o finger do aeroporto por onde embarco para ir embora", ok? Pronto, falei. Beijos.
4 comentários:
O que mais gosto em Brasília:
* Diversidade: Pessoas de várias regiões do Brasil, se encontram aqui, fazendo com que se tenha variações culturais, linguisticas, culinárias, etc...
* Esplanada dos Ministérios e seus monumentos.
* E por que não a sua História.
Parabéns Mari por mais um belo post.
A única coisa que realmente me encanta aqui, com o perdão do verbo meio delicado demais, é o pôr-do-sol. Até da janela da repartição, é algo impressionante.
p.s.: Imagina como deve ser de dentro do avião!
Adoro o táxi que me leva para o aeroporto. Já começo a comemorar antecipado :)
Adoro ter um exemplo à mão de como a arquitetura dos anos 60/70 é um lixo inominável.
Adoro meus queridos amigos de Brasília também. Especialmente quando eles me visitam em outra cidade.
O eixão fechada para a galera se exercitar, nos domingos e feriados!
Em comparação com as outras grandes cidades, Brasília, ainda é mais seguro.
Já me adaptei e gosto bastante!
Parabéns pelos 5 mil.
Parabéns pelo blog!
Alguns blogs que eu lia,agora só são abertos para convidados... eu não consigo entender...
boa semana!
Postar um comentário