domingo, abril 26, 2009

Uma baiana com limón en la cabeza


Não sei quanto a vocês, mas eu nunca tinha ouvido falar - até ontem à noite - no cantor espanhol Gecko Turner (foto). Nascido na comunidade autônoma de Extremadura, na fronteira com Portugal, o cara tem criações irreverentes e misturadas, com altas doses de rebolation. A princípio, pensei que o autor de Limón en la cabeza fosse Manu Chao num momento menos engajado, mais relax e totalmente entregue à música brasileira, mas me enganei completamente.

Quando falo que a música de Turner - nascido Fernando Gabriel Echave Pelaez - é misturada, não exagero. A bagunça começa nas letras cantadas em espanhol, português (inclusive com expressões brasileiras) e inglês. E prossegue nas melodias, que fundem rock, jazz, sons da África, ritmos latino-americanos (como o samba) e um monte de outras coisas. Como a maldita mídia burguesa (risos) adora dar rótulos a tudo (mais risos), ela inventou logo uma classificação para o trabalho do espanhol: "soul afromeño".

Para mim, é música para botar todo mundo para dançar na Criolina (festa de samba rock e black music que lota o Bar do Calaf, em Brasília, às segundas-feiras). Será que algum DJ lê este blog?

Os discos de Gecko Turner, Guapapasea! e Chandalismo ilustrado, ainda não estão à venda no Brasil, mas é superfácil ouvi-los na internet. Você pode acessar o site oficial (onde quase todas as músicas podem ser ouvidas até quase o fim) ou o Myspace do artista.

Também há dois clipes no Youtube (não confundir com o rapper Gecko, que também canta em espanhol). Moças, vocês entenderão por que não coloquei os vídeos aqui. ;-)

Bom restinho de domingo!

4 comentários:

Léo disse...

Eiii seria Injusto comentar seu blog por esse post!

Nunca fiquei tão satisfeito ao ver um blog, parabens teu blog é dignissimo e eu tiro o chapeu pra ele!

PS: preciso de sua opinião feminina la no meu blog que é simples mas esta com um tema bem legal, te espero lá

http://eitavidameu.blogspot.com/

Beijoooo sabor caramelo

Léo disse...

Ahhhhhhh Tu é Linda Guria

Anônimo disse...

Muito legal seu blog e post. Parabéns.
Sobrando um tempinho, visite meu blog
www.sofismo.wordpress.com

Diego Rodrigo disse...

Esse post não me fez muito bem...
Sem nada pra ouvir aqui em casa, fones, caixas... nada!