quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Momento Ofélia 2


Finalmente teremos a parte 2 da superaula de temperos que fiz no fim de semana e resolvi compartilhar porque foi: 1) Legal; 2) Grátis. Se eu tivesse temperos em casa (a comida acabou toda porque insisto em comê-la; preciso fazer compras), eu faria fotos e colocaria aqui. Mas... paciência. Na falta de tudo isso, vou de imagem de arquivo da Life, produzida em Cape Cod, nos Estados Unidos, em 1953.

Vamos lá.

Arroz
Não precisa ser lavado! Perde todas as propriedades nutritivas. Principalmente o arroz branco, que já é todo refinado.

Hortelã
É um dos principais temperos da culinária árabe. Combina muito bem com beringela.

Cúrcuma
Às vezes, vende-se erroneamente como açafrão. A diferença entre os dois é que o açafrão é muito mais intenso (em cor e sabor) e caríssimo, já que é necessário usar um milhão de flores (estou chutando o número) para obter o pozinho (o pistilo da flor). Usa-se na galinhada e para dar cor ao arroz.

Molho inglês x Shoyu
Um não tem nada a ver com o outro e não pode substituir um ao outro. O primeiro é mais ácido, tanto que pode ser usado quando faltar o vinagre. O segundo, por sua vez, é supersalgado, portanto, moderação nele! O molhinho de soja fica bem com carne de porco e peixes.

Pimenta calabresa
Ótima para temperar carne de panela e carnes assadas. Dica: ou se usa calabresa, ou pimenta-do-reino ou cominho. Não bote os três na mesma receita, ou sairá fogo pelas suas ventas. Não fui eu que inventei isso, foi a professora.

Alecrim (amo!)
Fica bom com quase tudo: frango, porco, cordeiro e peixes assados (como o tambaqui). Dica: quando assar no preparo de carne, usar o galho em si ou partes dele (não tirar as folhinhas). Quando o prato ficar pronto, retire-o. Do contrário, o gosto ficará forte demais.

Manjericão
Além de deixar as massas gostosas, fica bem em pratos com espinafre. Também pode ser colocado na barriga dos peixes assados inteiros. Parece que dá certo. :-)

Tomilho
É o principal tempero do coq au vin (além do vinho, claro!). Tempera verduras e cordeiro maravilhosamente.

Aipo / salsão
Não sei por que não anotei nada sobre esses dois. :-(

Alho (eca)
Se tiver de fazer alguma fritura com o ingrediente (eca), tipo frango à passarinho, não use o alho puro (eca). Prefira o molho pronto de alho (eca, eca). Do contrário, a fritura queima. Nunca deve ser usado em comidas leves, como arroz branco, peixe, verduras, etc. Em frango de granja, jamais (no caipira, pode). Ao fritá-lo, ele deve ficar com cor parecida à do doce de leite, e não esbranquiçado. Não use Arisco Alho e Sal, a comida fica horrível. Se é para usar alho, se você não tiver nenhuma outra alternativa (haha), que seja o comum.

Estragão
Não sei muito sobre ele... só que se deve usar em pequena quantidade. :-P

Fondor x Grill
São temperos prontos para carnes. O fondor se usa para as brancas; o grill, para as vermelhas.

Mostarda
Pode dar um gosto totalmente diferente à comida, a depender da variedade. A marrom vai para os sanduíches. A mostarda em grão, para os bifes e para alguns molhos. A amarela também é usada em molhos e para dar cor à carne de frango (para tanto, deve ser pincelada).

Salsa x coentro
Aprender a diferença entre os dois (além da olfativa, claro) foi o melhor. Agora sei distinguir salsa daquele outro ingrediente que, como alho, também deveria ser interditado para consumo humano (hahahaha). A salsa tem folha bem maior. Tempera bem carnes vermelhas e molhos para salada. O coentro tem folha menor e mais mole. Em quantidade microscópica (e não a usada por aí, para temperar cenoura ralada em restaurante self-service), dá um toque a frango, peixes e alguns pratos com frutos do mar, como casquinha de siri e moquecas.

É isso, minha gente. Algum dia, pretendo ainda fazer um post parte 3, final, porque ainda há dicas legais de preparação de carnes. :-)

Agora vou almoçar. A julgar pela hora, nada mais adequado, não?



8 comentários:

Felipe disse...

Quêisso??? eu entro aqui depois de anos e encontro... receita de tempero???

Anônimo disse...

Adoro quase tudo que vai aí mas o meu eca iria só para o tempero de alho pronto. Esse aí não gosto de jeito nenhum mas, estou pensando o quanto já devo ter comido em restaurantes e nem desconfiado. É mole? Ô gente...custa descascar um alho?

Anônimo disse...

molho inglês rules!!!
mostardinha tb vai muito bem!

Gilsonlipe disse...

Bom dia pessoal preciso de ajuda para encontrar mostarda em graos, alguem pode me ajudar por favor com endereço, tel,pois nao encontrei nem na net. obrigado anteipadamente.

Mari Ceratti disse...

Gilson, boa tarde,
Se você mora em Brasília, pode encontrar mostarda em grão no Mercado Municipal. Quando precisei, comprei lá. É um dos melhores lugares na cidade para comprar temperos.
Abraços, Mari

Anônimo disse...

Você tá certa!!! Coentro é HORRÍVEL o tempero mais nojento que ja tive o desprazer de comer... e o pior é que os restaurantes INSISTEM em por essa porcaria na comida!

Unknown disse...

Fiquei confusa no coentro e salsa, sempre achei que a salsa era a folha pequena e o coentro a grande!

Unknown disse...

Fiquei confusa no coentro e salsa, sempre achei que a salsa era a folha pequena e o coentro a grande!