sábado, junho 25, 2005

Hmmm... Duff

Acho que escrevi aqui sobre um curso de aprendiz de mestre cervejeiro (também conhecido como mestre cervejeiro junior) que fiz durante a última Telexpo, em março passado. Eu gostei tanto que anotei quase tudo, mas os escritos ficaram perdidos dentro de um bloquinho em meio às minhas mil coisas. Essa semana eu encontrei o bloquinho e achei melhor colocar tudo aqui logo, antes que essas informações se percam de novo. Com sorte, elas serão úteis para algo... ou alguém. Ou não :-)
O curso foi dado pelo mestre cervejeiro Luciano Horn, da InBev.

*********************************************

Espuma e brilho são dois importantes atributos de qualidade da cerveja. Se vier ela sem espuma, peça outra. Da mesma forma, o líquido não pode estar turvo, ou com precipitação de sólidos – a única exceção a esse caso é a cerveja weiss (leia a definição desta e de outras cervejas abaixo), que ainda tem o fermento presente.

Para sentir melhor os aromas, o processo é o mesmo do vinho: é só cheirar a bebida afastada do nariz, ou girar o copo e cheirar mais de perto. Os primeiros aromas sentidos são o doce e o ácido. O amargo vem por último.

Diferentemente do vinho, a cerveja deve ser guardada em pé. Se a garrafa ficar deitada, pode haver entrada de oxigênio, o que estraga a bebida. Guardar a bebida no freezer é pior ainda, porque isso acaba com o colarinho (é onde fica o aroma) e o gás carbônico.

O chopp tem prazo de validade curto porque é deixado a frio no barril de madeira, onde pode haver algum tipo de desenvolvimento microbiano (o que não é legal). O fato de ele ficar guardado dessa forma dá também uma diferença de sabor que é sutil.

Já a cerveja tem seis meses de validade. Mas quanto mais nova, melhor.

Tecnicamente, o ideal é beber a cerveja entre 6 e 8 graus para preservar o aroma e sabor. Mas isso também é questão de gosto pessoal.

*** Tipos de cerveja ***
Abaixo, algumas das características das cervejas que a gente acha em todos os lugares. E dicas para combiná-las com alguns pratos - a tal da "harmonização". A harmonização é feita, assim como no vinho, pelo contraste ou pela semelhança de gostos da cerveja e da comida.

Cerveja sem álcool (pode pular esse tópico, se preferir, hehe) - É pouco encorpada, tem aroma de malte e o amargor desaparece rápido da boca. Apresenta aroma intenso e doce. Tem dois processos de fabricação: ou tem a fermentação brecada, ou é dealcoolizada. Combina com saladas e suflês.

Pilsen - É a que a gente encontra com mais freqüência nas lojas. Combina com queijos mais temperados, como provolone e gorgonzola

Malzbier - Tem aroma torrado, de caramelo. É mais nutritiva e tem mais açúcar do que as demais variedades. Combina com queijos como mussarela e prato.

Stout - São cervejas mais escuras, encorpadas, com aroma e sabor que podem lembrar o de café torrado. OBS: algumas pessoas podem tentar te convencer de que a Caracu é uma stout. Eu prefiro não acreditar. A cerveja em questão vai bem com carne de porco ou peixes.

Light - Tem 25% das calorias de uma cerveja normal. Pula essa também...

Weiss - Tem o fermento ainda presente, e é por esse motivo que é a única cerveja que pode ser turva. É feita de malte de trigo, diferentemente das outras variedades, que são de malte de cevada. Apresenta mais aroma por causa do fermento de alta fermentação e... tem gosto de pão. O mestre cervejeiro jurou (eu não consegui comprovar) que a Bohemia Weiss que provamos tem uma nota frutal no aroma, que varia da banana ao cravo. Combina com aperitivos e peixes.

Ale - Como a Weiss, tem alta fermentação. São mais amargas e encorpadas. Fica boa com carnes vermelhas.

Bock - Tem aromas de café, caramelo e torrado. Acho que não anotei os pratos com os quais ela combina. Só lamento.

Lambic - Não existe no Brasil, é encontrada principalmente na Bélgica. É bastante doce porque fica até um ano fermentando em meio a frutas vermelhas (existem quatro processos diferentes de fermentação). Se tiver o gosto que eu estiver imaginando, deve ser o equivalente (versão cerveja) dos vinhos do Porto, que são vinhos de sobremesa. Mas isso é só um chute. (Te mete, Mariana... :) )

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Mariana

Como vai?
cada dia mais me pego lendo o seu blog.. Muito bacana os seus posts. E não acredito que guardou com tanto afinco as dicas do mestre cervejereiro!!
Bacana !! Agora quando for tomar uma breja vou ler o seu post!

Ab
Taís