sexta-feira, junho 10, 2005

O supermóvel

Já faz um tempo que eu vi o Encontros e desencontros. Apesar de ter adorado o filme, não conseguia deixar de achar que os dois personagens principais (interpretados pelo Bill Murray e pela Scarlet Johansson) tinham algo de americanos bobões, ingênuos e intolerantes.

Não faziam questão de esconder o quanto se sentiam incomodados com o fato de se virem em um lugar com o idioma e a cultura completamente diferentes dos deles. Não queriam se integrar e não queriam se jogar num novo outro mundo.

Sem querer ser uma metida, nojenta e insuportável (e já sendo!), mudei um pouco de idéia sobre os dois quando finalmente pude conhecer a Tóquio linda, avassaladora e feérica – a mesma dos meus sonhos e dos poucos filmes que vi e que tinham a cidade como cenário.

E então entendi o fio que conduz a história de Encontros e desencontros: a solidão. A diferença entre mim e eles é que, em nenhum momento (tirando uns 15 minutos em que fui andar perto do hotel no último dia), eu estive sozinha. Pelo contrário, as companhias foram as melhores possíveis, uma turma com um bom astral danado desde o primeiro dia.

É incrível, gente assim suaviza um monte o impacto de estar numa terra estrangeira, numa língua que te faz sentir analfabeta, tendo que reaprender a usar todas as coisas – depois dos interruptores do quarto em Seul, briguei com um ferro de passar wireless (hehehe, foi ótimo) e demorei até conseguir comprar uma passagem no metrô. Ter pessoas próximas ao seu lado transforma todos esses episódios em algo divertidíssimo, porque tudo vira história das boas para contar – e não uma demonstração do quanto você se sente patético diante das diferenças.

Agora me lembro e entendo o quanto os personagens do filme se sentiam sós. Eu, felizmente, não estava. Não sei como ia encarar sozinha uma aventura dessas.

Ah, sim: a foto é de um carrinho que anunciava produtos de soja. Eu e a turma encontramos na frente da Tokio Tower, uma réplica da Torre Eiffel de onde dá para ver a cidade inteira...


Um comentário:

Anônimo disse...

é um carro? uma moto? sei lá, mas um desses é bom que estaciona em qualquer buraco! achei bacana!!
bjs
Ale Carvalho (Lain)